Como escolher o centro de Equoterapia ideal para sua necessidade?

A equoterapia (terapia com cavalos) têm um papel importantíssimo na reabilitação e no desenvolvimento dos praticantes. Por isso, os centros de equoterapia vêm sendo cada vez mais procurados para o tratamento de reabilitação de diversas patologias, síndromes e principalmente TEA.

Muitos desses praticantes possuem uma rotina difícil devido às dificuldades motoras, cognitivas, problemas para se comunicar, além da falta de interações sociais de qualidade. Assim, ao experimentarem subir no lombo do cavalo e interagir com ele, são invadidos por sentimentos de liberdade e autonomia que vão contribuir na evolução dessa criança.

No entanto, o sucesso do tratamento está diretamente ligado à qualidade do centro de equoterapia escolhido. Isso porque a estrutura do local, com materiais adequados, a capacidade técnica e humana dos profissionais, bem como o cuidado dispensado aos cavalos fazem toda a diferença.

Se você precisa, ou conhece alguém que necessita escolher um bom centro de equoterapia e não sabe o que levar em consideração para tomar sua decisão – este artigo é para você! Separamos os requisitos indispensáveis para um tratamento de qualidade, as boas práticas e diversos outros insights que auxiliarão você nessa jornada. Boa leitura!

Para quem a Equoterapia é indicada?

A equoterapia é uma terapia completa e com a difusão da técnica e os resultados obtidos, tendo sido reconhecida desde 1997 pelo Conselho Federal de Medicina como método científico e como tratamento eficaz. O método terapêutico tem o cavalo como agente terapêutico na reabilitação de pessoas com algum tipo de dificuldade, seja física, seja psicológica ou cognitiva.

A ação terapêutica estimula o corpo e a mente, trabalhando diversos sentidos por meio de movimentos tridimensionais naturais do andar do cavalo: para cima e para baixo, para um lado e para o outro, para frente e para trás. 

Esses estímulos ritmados provocam uma série de reações no corpo do praticante, que é levado a contrair e relaxar as pernas e o tronco, melhorando suas percepções, funções motoras e, principalmente, seu equilíbrio.

Diferente do que muitos pensam, a equoterapia não é eficiente apenas para questões motoras, como o  tratamento da Síndrome de Down e Paralisia Cerebral. Mas também faz importantes contribuições no tratamento de distúrbios cada vez mais comuns nos dias atuais, tais como a ansiedade, déficit de atenção, síndrome do pensamento acelerado, atrasos no desenvolvimento global e TEA.

O que é o ANDE-BRASIL?

ANDE-BRASIL trata-se da Associação Nacional de Equoterapia – entidade civil sem fins lucrativos, de caráter filantrópico, assistencial e terapêutico, focada em oferecer a equoterapia como meio de reabilitação, de educação e de inserção social para melhorar a qualidade de vida de pessoas com deficiência. 

Seus principais objetivos são: 

  • contribuir para a reeducação e a reabilitação de pessoas com deficiência 
  • formar recursos humanos, promovendo e estimulando a realização de cursos, pesquisas e estudos;
  • estimular e apoiar a implantação e desenvolvimento de centros de Equoterapia;
  • normatizar, supervisionar, controlar e coordenar a prática da Equoterapia por entidades vinculadas, podendo colaborar com autoridades governamentais para o exercício de tais atividades com relação a outros estabelecimentos que pratiquem ou venham a praticar atividades terapêuticas que tenham o cavalo como facilitador.

Para tanto, a associação recebe filiação de centros de equoterapia do Brasil inteiro, oferece cursos e formações complementares especializados no tema, bem como pode até oferecer apoio financeiro aos Centros Filiados, desde que esses cumpram com todos os requisitos exigidos pela instituição – que são, por sinal, bem criteriosos. 

Então, toda vez que você encontrar um Centro de Equoterapia filiado e com profissionais formados pela ANDE-BRASIL, poderá assegurar-se da qualidade do estabelecimento para a oferta de equoterapia. 

Critérios para escolher o melhor centro de equoterapia

Escolher um centro de equoterapia pode não ser uma tarefa fácil – principalmente para quem ainda entende pouco do assunto. Então, para ajudar você a se certificar da qualidade do centro de equoterapia que está conhecendo, a Cavalo Amigo elaborou um checklist rápido que irá apoiar sua análise e tomada de decisão. Conheça, abaixo, os principais requisitos a considerar.

Ter seus Profissionais habilitados pelo ANDE-BRASIL

Conforme comentamos anteriormente, a ANDE-BRASIL é a entidade mais importante do país no que tange formação e regulação da atividade de equoterapia. Se os profissionais do centro que você pretende escolher têm suas formações feitas pela instituição, certamente receberam o preparo correto para fazer o atendimento adequado e contribuir para o sucesso do tratamento do praticante.

Ter equipe multidisciplinar de profissionais  

Tratamento com equoterapia não é um simples passeio de cavalo, que precisa apenas de um instrutor ou professor. Devido a debilidade dos praticantes, é necessário contar com uma equipe de diferentes profissionais das áreas da saúde, educação e equitação, tais como fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, educadores físicos e profissionais de equitação, entre outros, com certificação da ANDE-BRASIL.

Dispor de instalações físicas adequadas

As instalações físicas para um centro de equoterapia exigem vários requisitos específicos. Desde o rigoroso cumprimento com todas normas da vigilância sanitária, contemplando a segurança do ambiente como um todo, até questões relacionadas à acessibilidade (com rampas, barras de segurança e banheiros adaptados), à qualidade e ao estado de conservação dos equipamentos utilizados contemplando selas, mantas ortopédicas e pedagógicas, estribos de segurança, rédeas e cabeçadas educativas, entre outros.

Oferecer amparo e suporte à família

Este é um requisito fundamental. Em muitos casos, além do atendimento ao praticante de equoterapia, a família também precisa de atenção e  acolhimento. Isso porque a notícia de algum tipo de deficiência, seja física, seja psicológica ou cognitiva, pode abalar as estruturas emocionais da família como um todo, pois os pais e os cuidadores precisam estar emocionalmente fortes para dar conta de acompanhar o tratamento e evolução da criança. Ou seja – também precisam de cuidado. Assim, também é dever do Centro oferecer todo o amparo psicológico que a família necessita para conseguir lidar com este novo momento e contribuir para a evolução do praticante, como a mudança de pensamento e comportamento da criança, como também da família em relação à doença.

Cuidado com a saúde e preparo especializado dos animais

Assim como os praticantes e os familiares, os cavalos também precisam de atenção especial. Desde sua alimentação e acompanhamento veterinário, até o ambiente adequado de descanso e o adestramento são requisitos indispensáveis. Vale lembrar que nem todos os cavalos são adequados para a prática da equoterapia, sendo imperativo que os animais sejam dóceis e previamente preparados para o convívio com os praticantes e suas limitações.

Somente cumprindo com esses requisitos e dispondo de animais totalmente adequados à prática, um centro de equoterapia recebe certificação da ANDE-BRASIL. Por isso, ao chegar em um centro, confirme se ele dispõe de todos esses requisitos.

Agora que você já sabe o que levar em conta, certamente ficará muito mais fácil escolher o Centro de Equoterapia ideal para sua necessidade. Caso você seja de Porto Alegre ou região, não deixe de conhecer o Instituto Cavalo Amigo, que é filiado e possui todos seus profissionais formados pelo ANDE-BRASIL e há mais de 20 anos proporciona qualidade de vida através do contato com os cavalos e a natureza.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

treze − 11 =